Tipos de Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Os métodos contraceptivos devem ser usados por pessoas com vida sexual ativa, que não tem como planos em curto prazo um filho, ou quem sabe contrair uma DST (Doença sexualmente transmissível).

- Não que eu esteja dizendo que alguém tenha planos de contrair DST, acho que ninguém planeja isso para a Vida.

Existem vários métodos contraceptivos no mercado disponíveis, para prevenção de gravidez e também DSTs, como a Camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU ( dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, pílula anticoncepcional, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência mais conhecida como pílula do Dia Seguinte e outros.

Pela quantidade de métodos contraceptivos, se torna necessário a ajuda de um médico para que a escolha não seja a errada, pois vários fatores estão envolvidos na escolha, como a idade da pessoa, a frequência com que as relações são mantidas, necessidade reprodutiva, saúde, e etc…

Existem entre os métodos os irreversíveis e reversíveis.

Os Métodos Reversíveis, também nomeados de métodos temporários, são métodos que ao deixarem de serem utilizados, permitira ao usuário que novamente engravide.

Já os Métodos Irreversíveis  ou também chamados de definitivos, são através de cirurgia, como a vasectomia, e a laqueadura tubaria.

Os métodos se classificam em 5 grupos que são:

  • Métodos comportamentais
  • Métodos de Barreira
  • Dispositivo Intrauterino (DIU)
  • Contracepção Hormonal
  • Contracepção Cirúrgica

Tags: , , , ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


5 × = quarenta cinco