Teresina, a Capital sem praia do Nordeste.

 


Você sabia que o estado de Piauí possui a única capital do Nordeste que não tem praia?? Fique tranquilo, pois existe uma explicação para isso, na época do Brasil Colônia, o estado do Piauí se originou com a expansão do Gado em 1662 pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho.

Naquela época, a criação de gado tinha pura finalidade da de hoje que é a exportação, a atividade era voltada para suprimento próprio e tração animal, isso fez com que o estado crescesse do interior para o literal, sendo o contrario dos outros estados. Em 1701 a criação de gado foi proibida pela Coroa Portuguesa em 60 quilômetros da costa, para não ocorrer o perigo do Gado invadir as plantações de cana de açúcar.

O estado do Piauí só conseguiu território litorâneo em 1880, quando trocou 2 municípios com o Ceará por uma faixa do litoral de 66 quilômetros. Nessa época Teresina já era Capital do Estado e com sua localização entre os rios Poti e Parnaíba ficou conhecida como “Mesopotâmia do Nordeste” pois escolhida por sua localização para escoar a produção do estado.

Tags: , , ,

Categoria: Cultura

   

Envie um Comentário


5 × = quarenta cinco