Será que você sabe tudo sobre a azeitona?

Azeitonas Preta Verde AzeiteÉ um fruto da oliveira, que normalmente tem dois destinos, quando esta bem firminha e não muito madura é consumida naturalmente, em saladas, massas ou no que você quiser acrescentar, já quanto esta bem madura vai para a produção de azeite de oliva. Porem a azeitona não pode ser consumida logo após ser colhida, pois é bem amarga e acida, e para que percam esse sabor ruim é colocada em uma solução com água e sal.

As azeitonas são dividas conforme sua coloração que podem ser verdes ou seja são colhidas após atingirem o tamanho certo para o consumo, porem não estão maduras ainda. As mistas, são colhidas antes da manutenção completa  ou seja quando os frutos estão mudando da cor verde para preta. E as azeitonas pretas são os frutos no qual já atingiram a maturação completa, tem mais sumo e são bem mais adocicadas.

As azeitonas também tem benefícios para a saúde , ajuda na prevenção de doenças como derrame, aterosclerose e infarto, ela não contem colesterol porem é muito rica em ácidos graxos, que ajudam a manter o bom colesterol, também tem vitamina A, vitamina E, fósforo, potássio e fibras, porem são bem calóricas, a cada 100 gr de azeitonas verdes tem mais ou menos 140 calorias. Por ser conservado em salmoura é um alimento que deve ser evitado por pessoas que tem pressão alta.

E o melhor de tudo e o mais curioso também é que ate os caroços das azeitonas estão sendo úteis, há uns anos trás uma empresa espanhola começou a utilizar caroços de azeitona para funcionar os aquecedores industriais sendo que nessa época só a Espanha produzia mais de 5 milhões de toneladas de azeitona, dos quais 4 milhões de toneladas eram de caroços que iam direto para os aterros sanitários, e os pesquisadores da empresa começaram a utilizar os caroços de azeitona para produzir biomassa e com isso alimentar as caldeiras.Veja só é uma matéria – prima oito vezes mais barata que os combustíveis, renovável e é limpa. A empresa Colordom que é responsável pelo projeto disse que 2,5 milhões de toneladas de caroços é o suficiente para gerar energia para 1,5 milhões de casas.

Tags: , , ,

Categoria: Alimentos

   

Envie um Comentário


7 − = zero