Saiba o sintomas e como prevenir a Gota

como prevenir a gotaO que é Gota?

A Gota se trata de uma perturbação metabólica, que é o resultado do acumulo em excesso do ácido úrico (hiperuricemia),  ele é depositado em diversos órgãos, o que acaba por causa inflamações e muita dor geralmente na mãos, joelhos, pés, cotovelos e tendões.

Algumas pessoas acham que este tipo de doença esta ligada ao consumo de alimentos ácidos como abacaxi e suco de abacaxi, mas estão enganadas. Na verdade essa doença é o resultado da metabolização das purinas, que não são muito solúveis quando em ph neutro e acabam por não ser excretado pelos rins, essas purinas são encontradas em qualquer dieta rica em proteínas.

Classificação da Gota

Ele é classificada como primária, que pode ter origem genética quando não exista uma fonte para se identificar. Também pode ser secundária, quando sua causa é decorrente do uso de medicamentos (como diuréticos, óleo de copaíba varfarina) e até mesmo outra doença (talassemia, anemia, hipotireoidismo entre outras).

A gota é comum em homens a partir dos 30 anos geralmente, já em mulheres sendo muito rara, mas podendo ocorrer quando próximas à menopausa. E tem o costume de aparecer normalmente no hálux (dedão do pé),  mas podendo atingir em casos mais graves qualquer articulação.

como prevenir a gota

Sintomas da Gota

Seus sintomas comuns são vermelhidão do local, dor intensa, inchaço e febre local durante 5 a 7 dias, ela desaparece sozinha e pode surgir novamente no mesmo local de 3 a 2 anos. Durante esse período sem sintomas chamado de “intercrítico” existe a tendência de diminuir o tempo entre uma aparição e outra conforme a doença prossegue sem o devido tratamento.

Prevenção

A melhor prevenção é seguir algumas dicas uteis e incorporar ao seu estilo de vida para evitar o aparecimento da crises de gota.

Alimentação: Coma menos carne, por ser uma rica fonte de proteínas, ela são metabolizadas em ácido úrico. Os feijões devem evitados assim como o frutos do mar com casca (lagosta e camarão) que são ricos em proteínas.

Bebidas: evite o consumo de álcool em excesso, pois ele inibe que os rins faça a excreção de ácido úrico. Consuma menos bebidas que sejam adoçadas como o refrigerante e procure beber muita agua, principalmente nas crises de gota.

Pratique exercício físico: realizar regularmente alguma atividade física além de evitar o aumento de peso previne desordens metabólicas que estão relacionas ao surgimento da gota.

Nunca faça compressas frias nem quentes na articulação com artrite gotosa: Compressas podem aumentar a dor. Durante a crise de gota não faça exercícios que force a articulação. Manter a articulação imobilizada é o mais indicado para diminuir a dor.

Além das mudanças alimentares é importante lembrar, que durante a prevenção de crises de gota, não é necessário o uso de medicação ao não ser durante a crise em si, mas lembre-se de sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento.

Tags: , , ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


quatro + = 12