Reutilizando o óleo de cozinha como Sabão

reciclar olha de cozinhaO ato de jogar o óleo de cozinha já usado em ralos e ate mesmo no vazo sanitário é uma poluição ao meio ambiente, aos rios. Sabe-se que um litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água, e a preocupação não seria somente essa, pois o acumulo de gordura nas tubulações pode causar o entupimento do esgoto.

E para não termos esses problemas e nem prejudicarmos o meio ambiente a melhor maneira é reutilizar o óleo domestico e sabe como? Fazendo sabão, um sabão em barras no qual você pode usar para lavar louças e ate mesmo roupa e calçados e eu garanto a limpeza é extraordinária, muito bom mesmo, e fazem uma espuma e tanto.

E tem mais transformando o óleo de cozinha em sabão você ainda economiza nas compras com produtos de limpeza, então comece agora a deixar de descartar seu óleo usado e guarde para fazer essa experiência pode guardar em garrafas pets ou em qualquer recipiente, pode apostar não vai querer usar outro sabão, veja agora a receita para o sabão.

Materiais

  • 2 litros de água quente
  • ½ copo de sabão em pó
  • 5 ml de óleo essência de sua preferência
  • 4 litros de óleo comestível usado
  • 1 quilo de soda cáustica

Modo de preparo

Dissolva o sabão em pó em ½ litro de água quente. Depois, use o restante da água para dissolver a soda cáustica. Agora junte as duas soluções em um recipiente junto com o óleo de cozinha.

É necessário mexer por 20 minutos aproximadamente para que o produto pegue consistência. Agora coloque a essência para dar um cheirinho agradável e depois coloque o conteúdo nas formas ( pode ser uma forma velha, aquela mesmo que fica jogada no canto da cozinha) ai depois é só cortar em barras e esperar secar totalmente.

oleo que vira sabão de cocoLembre-se de tomar alguns cuidados devido a soda caustica estar em seu estado puro, use utensílios de plástico ou madeira, mascara, luvas e calçados fechados, a soda é um produto totalmente corrosivo e deve ser mantido fora do alcance de crianças, animais domésticos e quando for manipular ela, estar sempre em local aberto e arejado.

Porem se mesmo assim você não quiser ter o trabalho, mas achou legal a idéia de não poluir o meio ambiente guarde seu óleo usado e leve a lugares que recolham esse tipo de produto assim como ONGs que podem fazer a reciclagem do produto.

Tags: , ,

Categoria: Sustentabilidade

   

Envie um Comentário


× 1 = três