Quem foi Machado de Assis

 

O nome deste grande escritor completo é JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS. Ele foi considerado um dos mais importantes escritores da literatura. Nasceu na cidade do Rio de janeiro em 21/06/1839. Perdeu sua mãe na infância e foi criado pela madrasta, também sofreu preconceito por ser mulato. Superou todas as dificuldades e se tornou um grande escritor.

Estudou na escola publica e durante o primário aprendeu francês e latim, já na juventude foi aprendiz de tipógrafo, revisor e foi também funcionário público. Seu primeiro poema foi publicado na revista MARMOTA FLUMINENSE. E colaborou em algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro. E também foi um dos fundares da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS e o primeiro presidente.

As obras de machado de Assis em duas fases: primeira fase os personagens possuem características românticas sendo amor e os relacionamentos amorosos. Na segunda fase, fase realista machado de Assis abre espaço para questões psicológicas dos personagens.

Alguns personagens de sua obra: Memórias Póstumas de Brás cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900). Ele escreveu contos, tais como: Missa do Galo, O espelho e o Alienista, e diversos poemas, crônicas sobre o cotidiano, peças teatrais.

MACHADO DE ASSIS morreu de câncer, em sua cidade natal, no ano de 1908.

Tags: , ,

Categoria: Cultura

   

Envie um Comentário


cinco × 7 =