Os tipos de Tecido Muscular do corpo humano.

Conhecemos o tecido muscular como “carne” e o nosso corpo é constituído por 40% dele. Conseguimos nos mover, correr, bater entre outros movimentos graças a contração muscular que também envolve o tecido muscular. A células que fazem parte do músculo são chamados células musculares, fibras musculares ou miócitos. E existem 3 tipos de tecidos musculares em todo o nosso corpo: Tecido Muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco e o ultimo o tecido muscular liso. Vamos fazer um breve explicação dos 3 a seguir.

tipos de Tecido Muscular

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO:

Esse tipo de tecido se encontra bem perto dos ossos e tem contração voluntária, são músculos que são contraídos quando queremos.

TECIDO MUSCULAR LISO:

Ele é um tecido muscular diferente do estriado esquelético por causa que sua contração é involuntária e se encontra nas paredes dos órgãos internos: Útero, intestino, estômago, entre outros órgãos.

TECIDO MUSCULAR ESTRADO CARDÍACO:

Como seu nome diz ele se encontra no coração e também não é um tecido que se contrai voluntariamente e sim involuntariamente e se contrai de forma ritmada e rápida.

É muito importante a gente notar que as estruturas celulares das células musculares possuem nomes especiais para cada célula. Como a membrana celular que é chamada de SARCALEMA; o citoplasma que é chamada de Sarcoplasma entre outras.

mapa da musculatura esquelética do corpo humando

Mapa dos Músculos Esqueléticos.

Tags: , , , , , ,

Categoria: Ciência

   

Envie um Comentário


+ seis = 12