Os primeiros cuidados com o recém nascido

Quando pensamos em recém nascidos, logo já imaginamos aqueles bebezinho pequenos e indefesos, pois é realmente isso, totalmente indefesos e pequenos no quais precisam de toda atenção possível, pois estavam ali, todo protegidos em sua casinha e derrepente vem para esse mundo cheio de coisas novas.

Tudo é muito importante pra ele nesse momento, higiene, abrigo, prevenção de doenças no quais inclui os exames, vacinas e claro o conforto e carinho não podem faltar.Cuidados com recem nascido

O sistema de defesa deles ainda é praticamente zero, por isso temos que tomar todos os tipos de cuidados, lavar sempre as mãos, evitar usar perfumes. Prestar muita atenção ao ambiente em que vai sair com o bebe, nada muito fechado com muitas pessoas, nem lugares com corrente de ar, e ficar atenta as condições climáticas também pois devido ao excesso de preocupação as vezes agasalhamos demais, ou outras vezes devido ao calor deixamos expostos demais.

Se você que é mãe de primeira viagem acostume -se pois a rotina de um recém nascido é dormir, mamar, chorar e sujar a fralda.

A forma de comunicação do bebe com seus familiares é o choro, e não se preocupe se nos primeiros dias você não entender o significado do choro, é normal mas nada que em uma semana você já esteja craque e tudo fique mais fácil.

Não podemos generalizar, cada bebe é um bebe, uns se incomodam mais devido a fralda suja, outros pelo calor, mas tenha a certeza de que o choro de fome e de dor, você aprende logo nos primeiros dias.

Lembrando sempre que o seu bebe desde que estava na sua barriga já escutava sua voz e a voz do papai como também dos outros familiares, então saiba que agora é do mesmo jeito, converse, cante, o envolva em seus braços que ele se sentira muito bem acolhido e amado e com isso o ajuda a conhecer esse novo ambiente.

Enquanto ele ainda é bem pequeno o horário de sono é bem irregular, uns dormem muitos, outros menos, e assim vai, logo você pegara o jeito do seu bebe. As horas das mamadas no começo não são como dizem de 3 em 3 horas ele realmente mama quando quer, e nesses primeiros dias isso é muito bom, ofereça sempre que ele pedir pois quanto mais ele suga mais estimula a saída do leite, mas com o tempo as mamadas acabam entrando no ritmo do bebe e já fica mais fácil.

Sempre que possível deixei seu bebe dormir no cantinho dele, e de preferência no berço para que não acostume com a cama, o carrinho também é um lugar bom, porem não tão confortável quanto o próprio berço, deixe tudo em silencio, com ar de tranqüilidade para que ele cresça assim também.

Fique atento com os panos, cobertas demais, ou perto do rostinho deles, pois involuntariamente ele pode puxar e acabar se sufocando.

Não ofereça nada ao seu bebe antes dos seis meses de idade, talvez seja meio antigo isso ainda, sendo que muitas mães já dão ate papinha, sucos e frutas antes, mas ainda segundo alguns médicos o ideal seria somente depois de seis meses, dizendo que ate então somente o leite é suficiente, eles não sentem sede ou melhor sentem mas é dito que o leite faz o papel de água e alimentação.os primeiros cuidados com o recem nascido

O melhor mesmo é se informar com o pediatra de sua confiança e ver o que ele indica.

Lembrando que sempre depois das mamadas colocar o bebe em posição vertical encostado a ti e esperar ele arrotar.

Se ao trocar a fralda do seu bebe você ficou assustada com a cor do coco, não se preocupe os primeiros são assim mesmo, mas são somente os primeiros, depois devido ao mama já começa a ser aquele coco pastozinho e de cor amarela.

Cuide bem da higiene, de banho nele pelo menos um vez ao dia, e com isso evita o contagio de doenças no pequenino.

Com mais ou menos 15 dias os bebes tem uma descamação da pele, que é normal, não se assuste, alguns bebes quando nascem apresentam manchinhas avermelhadas pelo rosto ou no corpinho, isso também é normal, somem com o tempo.

O umbiguinho cai com mais ou menos de 10 a 15 dias, tem que ser feito durante esses dias a higienização de acordo com que o pediatra lhe indicar, e depois que cair é sempre bom estar observando o umbigo.

Pois é, espero ter clareado um pouco a vida de mamãe e papais de primeira viagem, mas lembre-se de que o melhor mesmo é o pediatra.

 

 

 

 

 

Tags: , ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


× nove = 81