Os cuidados que devem ser tomados com botijão de gás

 

Todos nós temos ele em nossa residência, porem nem sempre sabemos os devidos cuidados de armazenamento ou manuseio para que consigamos evitar algum acidente, devido aquela fatalidade em um restaurante no Rio de Janeiro vamos lhe dar algumas dicas, e com isso poderemos evitar tais tragédias em nossos lares.

Bom, o primeiro procedimento, é de comprar o gás em uma empresa de confiança, o rótulo deve estar no próprio botijão e não somente no lacre como encontramos em alguns lugares e sabe porque esse primeiro cuidado é tão importante, devido a muitas empresas clandestinas não fazerem os procedimentos de segurança.

Botijões de Gás

Assim que o botijão chegar a sua casa, verifique o seu estado, se não há corrosões, ferrugens e claro o mais importante se não há vazamento de gás e para fazer isso é simples pegue uma esponja molhada e com detergente e coloque na boca no botijão e se borbulhar há vazamento, fique atento e se for preciso troque-o.

Talvez nem sempre seja possível, mas o correto mesmo seria que o botijão ficasse em uma casinha, fora da casa, protegido da chuva e de sujeira, isso ajudaria a não prejudicar a válvula, mas também se isso não é possível pode-se colocar ele em lugar bem arejado, com ventilação, isso evita que caso haja um pequeno vazamento de gás os riscos de explosão serão menores. Jamais deixe seu botijão no sol ou em umidade, mesmo o de reserva como o de uso.

Já em comércios em que os botijões são maiores como de 90kg é necessário que  corpo de bombeiro faça uma avaliação correta e certifique de que esta tudo ok.

Lembre-se de que todo cuidado é pouco.

Tags: ,

Categoria: Dicas

   

Envie um Comentário


× seis = 54