O que é a temida Insônia

 

A insônia tem sido o bicho papão de muitas pessoas e as causas são variadas como se levantar varias vezes a noite e depois demorar pra cair no sono, acordar muito cedo, demorar pra pegar no sono, idade avançada, sexo feminino e histórico de depressão. Outras coisas também podem ocasionar a insônia intermitente que é o stress, ansiedade e alguns medicamentos. O problema maior ainda é que alem de não dormir bem, a pessoa que sofre de insônia costuma no dia seguinte estar cansada, com falta de energia, fica irritada fácil e tem dificuldade de se concentrar.

Classifica-se a insônia como crônica que é constante, a intermitente que vem e vai e a transiente que é de curto prazo. Quando a insônia passa de 1 mês já é considerada crônica.

A insônia pode ocorrer em mulheres e homens de todas as idades, porem é mais vista em mulheres e depois dos 60 anos.

Para se diagnosticar a insônia é preciso avaliar o sono e o histórico medico, e isso é feito com uma entrevista com o parceiro da pessoa ou ate mesmo com um diário escrito pelo próprio paciente falando sobre sua qualidade e quantidade de sono. As investigações especializadas do sono só são recomendadas quando a suspeita de narcolepsia ou apneia do sono.

O tratamento para insônia quando ela é transiente e intermitente pode ser recomendado o uso de um comprimido pra dormir, porem lembre-se de procurar seu medico, o uso de remédios sem prescrição medica não é recomendado, já a insônia crônica o tratamento é bem amplo, tais como visitar psicólogos, ver certos comportamentos, experimentar técnicas comportamentais e o recondicionamento que ajuda as pessoas a associarem a cama ao horário de dormir.

Tags: , ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


cinco + 7 =