Conheça os sintomas e tratamentos da Depressão

sintomas e tratamentos da depressão

Com sintomas de baixa autoestima, tristeza, pessimismo, essa é a depressão um distúrbio que vem ao longo de uma história acompanhando a humanidade.

Um indivíduo deprimido tem alterações químicas no cérebro, isso acontece com as substâncias que transmitem impulsos nervosos.

A depressão é uma doença e fatores sociais e psicológicos podem não ser a causa de depressão e sim uma consequência. Quem já tem predisposição a ter depressão ou ate mesmo pela genética o stress pode precipitar essa depressão.

Em algum momento da vida uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta a depressão em alguma fase da vida.

Fique atento aos sintomas de depressão:

  • Desinteresse, falta de motivação e apatia;
  • Não ter vontade ou ter essa vontade diminuída em fazer coisas que antigamente lhe davam prazer;
  • Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia;
  • Desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio;
  • Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
  • Falta de vontade e indecisão;
  • Sentimentos de medo, desespero, desamparo, insegurança, desesperança e vazio;
  • Perda ou aumento do apetite e do peso;
  • Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.

Citei alguns, claro que tudo varia de uma pessoa pra outra, e lembre-se sempre de que somente um médico pode lhe dizer se seus sintomas são mesmo o de depressão.

A depressão tem tratamento, hoje já existe no mercado mais de 30 antidepressivos, o tratamento é totalmente medicamentoso, e bem diferente do que muito se fala por ai os medicamentos não são como drogas que provocam vícios e deixa à pessoa eufórica, o tratamento não te deixa mais ou menos incapacitado de fazer seus afazeres diários.

Como já disse a depressão não é igual para todos, alguns pacientes precisam de tratamento preventivo ou ate mesmo uma manutenção para que evite outros episódios de depressão e isso pode levar a vida toda.

Dizem que a psicoterapia é muito útil, mas vale lembrar que ela não previne novos acontecimentos da depressão e não é ela que cura a depressão ela apenas auxilia numa melhora, pois ela ajuda na resolução dos conflitos e ate mesmo na compreensão da depressão e claro faz uma reestrutura psicológica no paciente.

Lembre-se sempre de que somente um médico pode dar o diagnóstico de depressão e ele mesmo que saberá qual é o tratamento adequado.

Tags: , ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


+ 3 = onze