Componentes de esmaltes podem trazer riscos a saúde

Recentemente foi realizada uma pesquisa pela associação brasileira do consumidor, Proteste no qual diz que algumas marcas de esmaltes importantes contem substancias que fazem mal a saúde, pois é se você ficou boquiaberta como eu, vamos entender como e quais são esses esmaltes.

Os esmaltes que foram analisados, um deles tem uma substancia que é proibida na Europa, porem aqui no Brasil acaba passando despercebido, pois aqui esses tais componentes nem se quer são citados pela ANVISA que não possui regulamentação sobre os componentes.

O técnico da Proteste que realizou os testes disse que os fabricantes estão totalmente de acordo com a lei, porem como na Europa existem alguns testes sobre o risco de produtos, então ficou resolvido que a ANVISA de uma revisada em sua legislação.

Foram analisados 12 esmaltes de três marcas, as que mais são vendidas no pais ou seja Impala, Risque e Colorama e foram detectados alguns componentes que fazem mal a nossa saúde. São componentes considerados cancerígenos na Europa, que são eles o tolueno, furfural e o nitrotoluene e também o dibutylftalato que é super proibido em componentes na Europa.

Claro que ainda não foram apresentados casos reais de prejuízo a saúde devido aos esmaltes, mas o técnico da Proteste diz que o uso continuo pode causar algumas reações.Isso acontece devido a concentração que esses componentes tem nos esmaltes, ou seja não tem efeito cancerígeno mas se for usado com freqüência a longo prazo, poderá sim o individuo a ter reações alérgicas, irritações ou ate problemas mais críticos, e os problemas variam de acordo com o contato que se tem com o esmalte.

Pois é, chega de bla bla bla e vamos ver quais são esses esmaltes, da Risque são as tonalidades branco puríssimo, paris e renda, da Impala é branco, branco hipoalergenico, cigana e Top Blanc.

Mas fiquem tranqüilas, como já vimos é só no uso continuo e prolongado, e mesmo não havendo casos, não custa evitar não é mesmo, pois estamos falando da nossa saúde.

Mas enfim, como nota a Risque garante não haver perigo em seus produtos e diz que todos eles tem registro validos pela ANVISA, e a Impala diz que os componentes são permitidos no MERCOSUL.

Resumindo, não vamos excluir totalmente os esmaltes claros de nossas mãos, mas sim prestas mais atenção com a freqüência que usamos.

Fica ai a dica !!

Tags: , , ,

Categoria: Saúde

   

Envie um Comentário


6 − = três