Como limpar seu ferro de passar

Acredito que já aconteceu com você, quando se pega uma peça de roupa para passar, ela esta lá limpinha e ainda por cima é branca e ao passar o ferro, pronto, sujou e ai? Sabe o que fazer com o seu ferro?

Vamos lá, a limpeza do ferro de passar é essencial para que não danifique nossas roupas, e não só para isso claro, pois aumenta a vida do seu ferro, pois elimina a sujeira que se acumula e melhora o seu funcionamento que fica danificado devido ao tempo de uso. O problema pode ficar ainda maior quando se utiliza o ferro de forma inadequada, isso acontece quando é usada uma temperatura elevada no qual o tecido não é capaz de suportar e com isso se queima a fibra e ela gruda no esmalte do ferro.

É bem provável que você já tenha ouvido várias e várias dicas de como limpar o ferro de passar, porém existem coisas na qual não se deve fazer. Os antigos falam de usar a vela, ou seja, a parafina, mas esse procedimento acaba só trazendo mais sujeira, pois os resíduos da parafina embaixo do ferro fazem com que as roupas escureçam.

A palha de aço ou esponja abrasiva também não é recomendada, pois os danos são invisíveis a olhos nus, o ferro deixa de fazer sua missão de alisar e começa a enrugar os tecidos, e isso acontece devido ao fato do revestimento antiderrapante ter sido removido pela limpeza agressiva com a palha de aço.

Para encontrar o melhor método para a limpeza, precisa-se primeiro considerar o material da fabricação verificando se é alumínio, cerâmica ou aço inox.

Passo a passo de como limpar seu ferro de passar

  • Prepare uma solução com meio copo de água e mais meio copo de vinagre branco;
  • Passe essa mistura na superfície do ferro usando uma bucha macia, faça isso com a base do ferro ainda morna;
  • Por final passe um pano úmido para remover completamente toda a solução.

Dicas importantes

Caso seu ferro seja antigo e não tenha a camada antiderrapante, é melhor usar saponáceo em pó com uma esponja macia. Essa técnica deve ser realizada com o ferro desligado e frio, e fique atento para que o produto usado não obstrua as saídas de vapor.

Jamais use objetos pontiagudos para desobstruir as saídas de vapor e nem coloque produtos no compartimento interno do ferro.

Repita uma vez por mês o procedimento de limpeza.

Tags: , ,

Categoria: Dicas

   

Envie um Comentário


oito − 7 =