Auxilio doença: Saiba mais sobre esse beneficio

como tirar o auxilio doençaSaiba mais sobre o auxilio doença

É tão bom sabermos mais sobre certos assuntos, pensando assim que nós do QUER DICAS vamos ajudar escrevendo desta vez sobre auxilio doença.

O auxilio doença o próprio nome já diz, é um bem que é concedido as pessoas que por acidentes ou algum tipo de doença não possam trabalhar por mais de 15 dias.

Esse auxílio é diferente, sendo assim cada caso é um caso. Quando o empregado tem carteira assinada fica o empregador encarregado de pagar pelos primeiros 15 dias e depois disso a previdência assume.

Quando o contribuinte é individual, ou seja, autônomos, profissionais liberais e empresários a previdência que se encarrega de pagar todo o período em que o trabalhar tiver que ficar afastado.

Vamos ver agora como fazer para obter esse auxilio doença:

O trabalhador para poder ter direito a esse beneficio precisa ter contribuído para a previdência social o mínimo de 12 meses. Lembrando que a incapacidade de trabalhar tem que ser comprovada por um especialista.

Doenças como tuberculose ativa, alienação mental, hanseníase, cegueira, cardiopatia grave entre outras não precisam de pagamento prévio, mas tudo tem que ter um laudo médico comprovando.

Existem outros programas que ajudam a cuidar do trabalhador para que eles tenham seus problemas solucionados, porém nem sempre sai da melhor maneira, mas quando se chega a cura o auxílio deixa de ser pago.

Mas caso o trabalhador sinta que não pode trabalhar, e mesmo assim os médicos estão liberando, o beneficiado pode pedir uma reconsideração do laudo.

As exigências são muitas, mas é bom de certa forma, pois assim impedem que as pessoas venham agir de má fé.

Corra atrás de seus direitos e veja mais detalhes no site da previdência.

Tags: ,

Categoria: Informações

   

Envie um Comentário


× dois = 6